terça-feira, 21 de abril de 2009

Casais e os grandes temas da humanidade - volume 1

_ ... inclusive um filósofo ateu afirma que a religião pode até ajudar o indivíduo, mas que a coletividade é obviamente prejudicada, já que milhões e milhões já morreram em guerras religiosas.
_ Isso só pode ter sido dito por alguém que nunca pisou numa igreja, que não sabe qual é o papel dela na comunidade. Os padres hoje em dia não queimam mais pessoas. Veja o exemplo dos padres brasileiros, Dom Helder Câmara...
_ Mas já queimaram! Se acabaram com o partido no Hitler depois do holocausto, faria sentido acabarem com a igreja católica que matou muito mais.
_ O problema é que você e esse filósofo ateu tiram tudo do contexto histórico, a igreja é dos homens e falhou, mas não é isso que diz a religião.
_ Até hoje, nunca a igreja seguiu o Jesus disse, já que se encheu de dinheiro e Jesus odiava os ricos. Mas até Ele tinha falhas nos discursos, porque aceitava a escravidão e até dizia para os escravos serem bons com seus donos.
_ Escravidão naquela época era diferente... os escravos tinham suas casas e eram pagos. Os donos que não tinham dinheiro para pagá-los tinham de libertá-los.
_ Duvido muito dessa ética com os escravos, mas mesmo assim não se justifica apoiar a escravidão.
Silêncio.
_ Além do mais, esse papo de juízo final, mortos ressuscitarem, anjos e um monte de gente fazendo milagres é muito furado...
Silêncio.
_ Por que só faziam milagres antigamente? Agora ninguém mais faz nenhum, né? Assim é fácil.
Silêncio.
_ O que foi, você ficou brava, amor?
Silêncio.
_ Hein? Hein?
_ Não, só tô aqui rezando pela sua alma depois de tantas blasfêmias...

2 comentários: